EQUIPA PEDAGÓGICA DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVEIRO

ESTABELECIMENTO PRISIONAL DE AVEIRO

No dia 16 de março, no EP de Aveiro, foi implementado o modelo assíncrono de ensino à distância no qual os professores, por intermédio da coordenadora dos cursos EFA, fazem chegar ao adjunto do diretor cadernos semanais destinados aos formandos de cada curso EFA (contendo instruções específicas acerca do seu preenchimento, matéria de estudo para a semana em causa e exercícios / provas a realizar no próprio caderno).

Tais cadernos, nominalmente identificados, são levantados pelos formandos todas as segundas-feiras, na biblioteca do EP, sendo recolhidos os da semana anterior, devidamente preenchidos e, posteriormente, enviados à coordenadora para correção e feedback por escrito. Uma vez corrigidos e com uma síntese avaliativa, estes cadernos são, depois, devolvidos aos formandos.

Por sua vez, os professores mantêm reuniões regulares de áudio e vídeo, dinamizadas pela coordenadora, através das plataformas disponíveis, para apreciação conjunta da evolução dos formandos. O adjunto do diretor e a coordenadora dos cursos mantêm, também, contatos diários sobre a evolução do processo.

No que diz respeito à execução do modelo síncrono, tal não é possível nas instalações do EP de Aveiro uma vez que, na zona prisional, onde se situam as salas de aula e biblioteca, não dispomos de internet por falta de rede, inviabilizando sessões por videoconferência.

Por outro lado, nesta fase do ano letivo e atentos os conteúdos lecionados, não se vislumbra uma mais-valia significativa a gravação de vídeos com conteúdos das sessões que, de resto, seriam um instrumento assíncrono adicional do ensino à distância. No entanto, e após análise conjunta com a escola associada, poderá, porventura, ser considerada tal hipótese.

O balanço, para já, é francamente positivo, tendo em conta o número de cadernos preenchidos, semanalmente entregues, a pontualidade e assiduidade na recolha e entrega de trabalhos pelos formandos, os resultados obtidos por estes em sede de avaliação e o empenho de todos os envolvidos no processo – formandos, professores e técnicos de reeducação –, motivo pelo qual, salvo instruções em contrário, manteremos estes procedimentos até final do ano letivo.

Refira-se, por fim, que, relativamente ao trabalho desenvolvido, tem sido, e continuará a ser efetuada uma avaliação mensal, por parte da Equipa Pedagógica (a primeira, realizada já em finais de abril; a segunda, também no final do corrente mês de maio; as seguintes, em junho e julho, momento em que terminarão as aulas neste EP). Igualmente, tem-se procedido à conversão dos trabalhos em horas de formação, bem como ao envio de documento personalizado aos formandos, contendo informação sobre a sua evolução em número de aulas, dificuldades detetadas, sugestões de melhoria e avaliação.

A Equipa Pedagógica e Estabelecimento Prisional de Aveiro

Associação Portuguesa de Educação nas Prisões
Departamento de Educação e Psicologia
Edifício Polo I da Escola de Ciências Humanas e Sociais
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Quinta dos Prados, 5001-801 VILA REAL
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